quinta-feira, 25 de outubro de 2007

ISP

(Internet Service Provider)
Fornecedor de serviços para os usuários da rede Internet. Algumas oferecem serviços de acesso discado através de ligação telefônica. Outras oferecem serviços de projetos de Web Sites (Home Pages), projetos especias envolvendo sistemas e programação, integração de redes, etc.

LAN/WAN



LAN é o acrónimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e onde estão ligados alguns sistemas numa área geográfica pequena. Normalmente uma LAN está enquadrada num escritório ou numa empresa não dispersa geográficamente.





WAN significa Wide Area Network, e como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande á rea geográfica. A WAN distingue-se duma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN normalmente são de carácter público, devido à sua dimensão, mas podem eventualmente ser privadas e consequentemente alugadas. Duas ou mais redes separadas por uma grande distância e interligadas, são consideradas uma WAN.

DRIVERS

Uma drive é um neologismo importado do inglês que pode ser comparado como uma unidade de armazenamento ou uma unidade de leitura de dados.
Exemplos:


FIREWALL





Permite-nos desligar as portas que entendermos, aumentando assim, a segurança da rede.


Exemplo: Liga unicamente a porta 80, assim só o protocolo HTTP é que pode funcionar nessa rede.)



Porta pode ser visto como um canal de comunicação. Podemos comparar o computador a um rádio, cada frequência de rádio é uma porta; o computador pode "ouvir" 65000 "rádios" (portas) ao mesmo tempo.


Existem portas previamente configuradas:

- FTP - 21

- SMTP - 25

- POP3 - 110

- HTTO - 80

- IRC - 6667

- MSN - 569

- TELNET - 23

DHCP


DHCP é um conjunto de regras usadas por dispositivos de comunicação tais como um computador, router ou placa de rede permitindo a estes dispositivos pedir e obter endereços IP de um servidor contendo uma lista de endereços disponíveis para atribuição. Resumindo, permite, automaticamente, atribuir um IP a todas as máquinas a ele ligadas.



DNS


O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:
-Examinar e atualizar seu banco de dados.
-Resolver nomes de servidores em endereços de rede (IPs).
Resumindo, faz a conversão entre o número e o nome e vice-versa.

GATEWAY



É uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Mais especificamente é a máquina a quem pedimos ajuda para encontrar outra máquina. É uma estrutura que visa diminuir o tráfego.

ROUTER




Permite, entre outras coisas, ligar duas redes com classes diferentes de IP (ligar redes entre si).
Ligam LAN à Internet ou LAN entre si.



Protocolos









Em sentido restrito, Protocolo significa, algo que se pré-dispõe a por algo pronto a ser utilizado, através de recursos a ele atribuídos, ou ainda, é a padronização de leis e procedimentos que são dispostos a execução de uma determinada tarefa.Protocolo na informática é o termo usado para um conjunto de informações ou dados que passam por um preparo para serem repassados a outros programas.








O TCP é um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet nos dias de hoje. A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado para redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede.







IP é um sinónimo para a expressão inglesa "Internet Protocol" (ou Protocolo de Internet ), que é um protocolo usado entre dois computadores em rede para encaminhamento dos dados.
Os dados numa rede IP são enviados em espermas referidos como pacotes ou datagramas. Em particular, no IP nenhuma definição é necessária antes do host tentar enviar pacotes para um host com o qual não comunicou previamente.



Uma máscara de subrede também conhecida como subnet mask ou netmask, é um número de 32 bits usada para separar em um IP a parte correspondente à rede pública, à subrede e aos hosts.


ETHERNET






Ethernet é uma tecnologia de interconexão para redes locais baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meiodo modelo OSI.





FAST ETHERNET


A Fast Ethernet tem sua definição dividida em 3 diferentes tipos de implementação física...
São elas: 100BASE-TX, 100BASE-T4 e 100BASE-FX.
- 100BASE-TX: é recomendavel a utilização de 2 pares de cabo UTP categoria 5 ou 2 pares de cabo STP, suportando transmissões half-duplex / full-duplex.
- 100BASE-T4: utiliza 4 pares de cabo UTP, categoria 3, 4 ou 5; suportando somente transmissões half-duplex.
- 100BASE-FX: utiliza fibra óptica, para transmissões half-duplex ou full-duplex.




GIGABIT ETHERNET

A tecnologia Gigabit Ethernet é a evolução natural das tecnologias Ethernet e Fast Ethernet. Além da maior largura de banda que oferece, o Gigabit Ethernet traz também novas características que o permitem funcionar como uma rede mais "inteligente", e, espera-se, com custos mais baixos que outras tecnologias de alta velocidade, nos quesitos de implementação, manutenção e suporte.






FULL-DUPLEX




Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.




WIRELESS


A tecnologia Wireless (sem fio) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos (nem de telefonia, nem de TV a cabo, nem de fibra ótica), através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão.
Wireless é uma tecnologia capaz de unir computadores entre si devido as ondas de rádio, sem necessidade de utilizar cabos de conexão entre eles. Desta forma, pode-se navegar pela Internet desde o escritório, um bar, um aeroporto, um parque, etc. Uma rede de área sem fio (wireless local area network ? WLAN) é uma rede de área local (LAN) que utiliza ondas eletromagnéticas ao invés de cabos.

SWITH e HUB



O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações.






O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.


STAR BUS


Topologia star ou em estrela:Numa topologia em estrela, existe um dispositivo central - Hub ou algo do género - Ao qual se ligam os vários computadores da rede, através de cabos individuais.As mensagens emitidas por um computador são enviadas ao ponto central (hub) e dai são transmitidas para os outros computadores ligados à rede.

Topologia Bus:Nesta topologia temos um cabo ( constituído por um conjunto de segmentos interligados) ao longo do qual se ligam computadores.Nesta topologia a informação é transmitida por um cabo comum para todos os nós da rede ao mesmo tempo(A isto chama-se transmissão em broadcast);Mas estas mensagens são recebidas apenas pelo computadores a que se destinam (através de endereços apropriados).

BRIDGES






É uma ponte na rede. Agrupa "duas pontes" na mesma.

















REPETIDORES


É um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, pois eles amplificam e regeneram eletricamente os sinais transmitidos no meio físico.
Aumentam a distância do cabo. Pegam num sinal, aumentam-no e enviam-no para o cabo.

TIPOS DE CABOS




Existem basicamente 3 tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado (que são, de longe, os mais comuns), os cabos de fibra óptica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, ainda usados em algumas redes antigas.

Tipos de Sinal:

BASEBAND - só envia um sinal pelo cabo, só um canal está aberto.

BROADBAND - passa vários sinais pelo cabo, ao mesmo tempo.




CSMA/CD


Em ciência da computação, CSMA/CD, do inglês Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection, é um protocolo de telecomunicações que organiza a forma como os computadores compartilham o canal.

TOPOLOGIAS


Topologias de Redes
São diagramas electrónicos da rede. Como é que estas foram pensadas para serem criadas nos vários programas.
Existem 3 Tipos de Tipologias:
-Bus ou Liner- em rede;
- Anel - em rede, mas em forma circular;
- Estrela - tem um ponto central que distribui para todo o resto.
Existe também a Tipologia Fisica e Lógica.

Como colocar uma imagem